Descrição dos Sistemas

Sistema de Água Nebulizada a Alta Pressão

O sistema de água nebulizada permite grande eficácia na extinção do incêndio sem ser perigoso para as pessoas e sem danificar os equipamentos. Está aplicado em milhares de instalações em todo o mundo, com referências especiais na Marinha, em estações de Metro, na Aviação em Centrais de Energia e na Industria. É o sistema indicado para protecção de Postos de Transformação, de Galerias de Cabos, de Salas Eléctricas, entre outros.        

O principio deste sistema é baseado na descarga de gotas de água a alta velocidade de pequena dimensão (cerca de 50 a 120 microns) arrefecendo a zona do incêndio e retirando o oxigénio da zona de combustão. O incêndio é extinto rapidamente com a mínima quantidade de água.

A agua potável a alta pressão ao passar a alta velocidade pelos difusores, criam a emissão de microgotas - água nebulizada que determina uma ampla superfície de absorção de calor possibilitando um arrefecimento da zona de incêndio . A alta velocidade das gotas permite penetrar no conjunto de gases quentes alcançando com facilidade a superfície de combustão mesmo em fogos de grande dimensão. A extinção do fogo é obtida de forma muito eficaz porque :

  • A zona do incêndio é arrefecida
  • O oxigénio é afastado da zona de combustão
  • O calor radiante é bloqueado.

Outro aspecto importante da aplicação deste sistema é a lavagem e decantação dos fumos e dos gases tóxicos desde a atmosfera protegida até ao solo. Esta característica minimiza os danos causados por fumos e gases corrosivos, nos equipamentos e melhora as condições de acessibilidade e permanência de pessoas na zona.

O Sistema trabalha com pressões de água superiores a 35 bar e emite microgotas com dimensão de 20 a 200 microns. Consegue-se com grande eficácia:

  • O controle do incêndio - através da limitação do crescimento e propagação do incêndio pelo humedecimento dos materiais adjacentes e pela redução da temperatura dos gases de combustão.
  • Supressão do incêndio - pela redução rápida dos factores que acompanham o incêndio tais como a libertação de calor e a emissão de gases .
  • Extinção do incêndio - pela completa supressão do mesmo até ao desaparecimento total e impossibilidade de reacendimento.

A instalações do sistema de água nebulizada realizam-se com tubagem de aço inox de pequeno diâmetro 12 .. 38mmm. Os difusores e todos os acessórios e tubagens são em aço inox de forma a evitar possíveis corrosões e assim a entrada de partículas que possam obstruir os canais dos difusores e danificar o equipamento de bombagem.

 

O sistema completo é constituído pelos difusores de água nebulizada, pelo grupo de bombagem, pela tubagem de aço inox e pelo depósito de água.

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ÁGUA NEBULIZADA?

O sistema contra incêndios mediante água nebulizada é composto por um sistema de abastecimento de água potável a alta pressão (funcionando entre 35 e 200 bares) e uma rede de boquilhas nebulizadoras que geram uma neblina intensa sobre o risco protegido. A alta velocidade da descarga permite à neblina penetrar através dos gases e alcançar o foco da combustão, incluso em grandes incêndios ou em locais fora da acção directa da descarga.

Existe uma grande variedade de boquilhas que variam de acordo com o tipo de aplicação. Os três tipos principais são: boquilhas abertas (sprays), sprinklers com actuação térmica por ampolha e boquilhas combinadas.

A água nebulizada proporcionada pelos sprinklers deve a sua eficácia extintora à actuação conjunta de três factores principais: arrefecimento, sufocação e diminuição do calor radiante.

Arrefecimento - A água nebulizada possui uma grande capacidade de arrefecimento. A sua divisão em gotas de tamanho micrométrico produz uma grande superfície de captação de calor, pelo que essas micro-gotas, em contacto com as chamas e com os gases da combustão, se transformam em vapor de água, absorvendo o equivalente a 540 calorias por grama de água utilizada. A rápida evaporação destas pequenas gotas permite um eficaz arrefecimento na área do incêndio. Deve ter-se em consideração que a água utilizada nos sistemas de sprinklers tradicionais só absorve o equivalente a 1 caloria por grama de água.

Sufocação - A expansão provocada pela rápida evaporação das gotas de água origina um deslocamento do volume equivalente de oxigénio na superfície do incêndio, enquanto que no resto do recinto se mantêm os niveis de oxigénio normais (entre 17% e 19%), o que se traduz numa melhoria das condições de acessibilidade e de permanência do pessoal necessário.

Diminuição do calor radiante - O calor radiante é um dos fenómenos que contribuem para a manutenção da reacção de combustão. A neblina gerada no local reduz enormemente este fenómeno.

Além disso, o sistema de água nebulizada permite o controlo do fumo pelo processo de decantação que as pequenas gotas de água exercem sobre este e sobre os gases corrosivos inerentes à combustão, conservando a atmosfera limpa e habitável, evitando assim os danos causados pelo fumo que são, geralmente, aqueles que ocupam o lugar mais relevante nas perdas produzidas pelos incêndios.

APROVAÇÕES E NORMALIZAÇÃO da agua nebulizada

Os sistemas de água nebulizada desenham-se de acordo com o standard único existente na actualidade: a NFPA 750. Esta normativa estabelece, de forma taxativa, que só são válidos os sistemas que demonstraram a sua eficácia através dos correspondentes ensaios de fogo a escala real e que tenham sido certificados pelos organismos oficiais correspondentes. Uma vez mais, é necessário reiterar que os critérios de desenho, instalação, operação e manutenção são específicos de cada fabricante.

Os sistemas de água nebulizada foram testados em mais de 5.000 ensaios à escala real em laboratórios de fogo oficiais, e todas as suas aplicações se encontram certificadas e homologadas pelas Sociedades de Classificação e Aprovação Internacionais: FM, UL, VDS, VTT, VL, SPP, FRS, etc.


Caracteristicas e Vantagens da extinção por agua nebulizada
  • Mínimas quantidades de água - agente ecológico e sem restrições futuras
  • Nebulização com gotas de Ø < 200 micras é conseguida pela pressão da água e pela tecnologia das boquilhas
  • Extinção por arrefecimento, redução local do oxigénio e bloqueio do calor radiante
  • Sistema especial de lavagem de fumos e gases da combustão para salas técnicas
  • Utilização de materiais de alta qualidade e durabilidade
  • Excelente capacidade de supressão do incêndio
  • Danos mínimos como consequência do incêndio, da água e do fumo
  • Necessidade de um espaço muito limitado para a instalação do sistema
  • Custos reduzidos de recarga e de manutenção do sistema
  • Seguro para as pessoas, para os equipamentos e para o meio ambiente